Nacionalidade pelo Casamento

A obtenção de nacionalidade pelo casamento no passado era muito difícil. A única situação garantida era para esposa de portugueses casados antes de 3 de outubro de 1981, quaisquer outras situações eram totalmente incertas, mas tudo mudou em julho 2017.

A nacionalidade passou a ser possível para o cônjuge do português não importando mais o sexo ou a data em que se casou. Importava agora observar o requisito legal de ter 3 anos de casamento, mas se casal não tivesse filhos em comum convinha aguardar 5 anos para fazer o pedido com mais segurança. Agora, esse prazo aumentou. Os cinco anos que traziam mais segurança para pedido aumentaram para 6 anos. Os processos de obtenção pelo casamento tornaram-se mais comuns e os prazos de conclusão são cada vez mais longos. Antes eram necessários 18 meses para um pedido ser concluído, mas nessa época de pandemia dificilmente seria antes de 24 meses. Grande perda de tempo existe em decorrência dos envios de ofícios a vários órgãos, todos sobrecarregados e incapazes de responder com agilidade. A resposta de um simples ofício pode demandar vários meses ou até mesmo um ano, ficando o caso parado enquanto a exigência não for atendida.

Se você deseja obter a nacionalidade pelo casamento e tem condições de cumprir as exigências, faça o pedido logo que possível. O quanto mais rápido o pedido por iniciado
mais rápido será concluído.

Se tiver dúvidas ou quiser mais segurança nesse tipo de processo não hesite em buscar auxílio profissional.